Segurança jurídica da compra de loteamentos

A compra de loteamentos é um investimento que vem chamando a atenção. Devido ao desenvolvimento das cidades, o planejamento urbano permite a criação de novos espaços de moradia. Em alguns municípios, a ocupação de áreas para a implantação de novos bairros vem sendo inclusive estimulada.
Mas a compra de loteamentos envolve várias etapas e recomenda-se aos interessados que estejam bem informados a respeito das minúcias que devem ser observadas a fim de que o negócio tenha garantia jurídica e esteja de acordo com as normas locais.
Legislação, planos urbanos e ambientais, aspectos registrais e imobiliários estão entre os tópicos que devem ser observados. Além de obter as aprovações necessárias para o empreendimento, o investidor ainda terá que programar o lançamento e a comercialização dos lotes.
A lista de recomendações também vale para quem pretende comprar um terreno. A compra de loteamentos irregulares ou clandestinos podem gerar prejuízo financeiro e muito transtorno ao comprador.
Se você está pensando em investir em um desses tipos de negócio, acompanhe neste post orientações para assegurar juridicamente a sua compra.

Compra de loteamentos
A compra de loteamentos é um processo que depende de uma série de etapas. A orientação principal é avaliar minuciosamente o imóvel antes de adquiri-lo. É recomendável avaliar detalhadamente a documentação do imóvel e do vendedor (veja mais informações no último tópico deste texto). Até mesmo as áreas vizinhas devem ser avaliadas.
O investidor deve investigar se a área está regularizada, de acordo com as exigências de compra e venda, e quais os riscos envolvidos na aquisição. Também deve realizar um levantamento fundiário e imobiliário, buscando eventuais restrições urbano-ambientais no terreno, bem como certificar a edificabilidade da área.
O investidor deve ainda verificar se a formatação do empreendimento está de acordo com a legislação municipal e com a descrição do registro no cartório – às vezes essas duas partes podem ter informações divergentes.
Para evitar futuros problemas, todas essas questões devem estar alinhadas. Outro ponto a ser observado é que devem ser promovidos os estudos técnicos exigidos, como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), além de estudos e análises para planejamento do trânsito e da infraestrutura etc.

Termo de Compromisso
O Termo de Compromisso é o documento que conterá as obrigações do loteador, do município e dos adquirentes. Questões como indicação de parâmetros específicos para o parcelamento do solo devem ser informadas: tipo de uso, índices de ocupação, permeabilidade, gabarito, coeficiente de aproveitamento; delimitação das doações; responsabilidades do empreendedor; prazos; caução; garantias; características do empreendimento, se será fechado, semifechado ou aberto, uso de áreas e serviços públicos, critérios de cobrança de IPTU, entre outras.

Compra de um terreno
Também é essencial ficar atento na hora de formalizar a compra de loteamentos. Um lote irregular ou clandestino pode trazer uma série de transtornos como o impedimento de instalação de energia elétrica, fornecimento de água e até a proibição de qualquer tipo de construção na área.
A principal recomendação é buscar informações a respeito dos procedimentos necessários para a compra e da documentação exigida. No Brasil, a Lei n. 6.766/79 dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e traz as determinações para esse tipo de negociação.

Documentos necessários
Ao fechar um contrato de compra e venda, fique atendo aos documentos necessários.

Do vendedor:
• Cópia da carteira de identidade e do CPF do vendedor e do seu cônjuge;
• Certidão de nascimento do vendedor se for solteiro, ou certidão de casamento se for casado. Se casou depois da aquisição do imóvel, a certidão de casamento averbada no Registro de Imóveis. Se for divorciado, a certidão de casamento com a respectiva averbação. Se for viúvo, a certidão de casamento com a averbação do óbito do cônjuge;
• Certidão do Distribuidor Cívil – Justiça Comum;
• Certidão de feitos expedida pela Justiça Federal;
• Certidão de feitos da Justiça do Trabalho;
• Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas;

Do loteamento:
• Certidão atualizada, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis nos últimos 30 dias;
• Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Deve ser pago pelo comprador ao município e apresentado na hora de dar entrada na escritura do imóvel;
• Certidão Negativa de Débitos Municipais, juntamente com o carnê do IPTU;
• Certidão para se conhecer a situação enfitêutica – se o imóvel é foreiro, ou seja, se tem domínio útil de órgãos públicos ou privados, como a Marinha e a Igreja. Deve ser solicitada na prefeitura municipal;
• Planta baixa: Apresentar em casos de financiamento ou utilização do saldo do FGTS;
• Declaração de quitação condominial: documento do síndico ou da administradora, afirmando que o proprietário do imóvel está em dia com o pagamento das cotas condominiais, no caso de condomínios fechados.

Fonte: badaroalmeida.com.br

(62) 3932-3970
0800 601 9199

Obrigado por nos contactar!

Seus dados foram recebidos com sucesso. Em breve, um membro da nossa equipe entrará em contato. Caso queira um atendimento mais rápido, fale conosco através do nossos telefones:

(62) 3932-3970 / 0800 601 9199

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Villagio Toscana - condomínio horizontal

Fale com um consultor

Parque da Mata Loteamento

Fale com um consultor

Alta Vista Parque Loteamento

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Parque do Bosque Loteamento

Fale com um consultor

Obrigado por nos contactar!

Seus dados foram recebidos com sucesso. Em breve, um membro da nossa equipe entrará em contato. Caso queira um atendimento mais rápido, fale conosco através do nossos telefones:

(62) 3932-3970 / 0800 601 9199

Ou através das nossas redes sociais

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Fale com um consultor

Parque do Cerrado - Bairro Planejado